Jogos Teatrais como recurso didático
23:36
“Através do brincar, as habilidades e estratégias
necessárias para os jogos são desenvolvidas. Engenhosidade e inventividade
enfrentam todas as crises que o jogo apresenta, pois, todos os participantes
estão livres para atingir o objetivo do jogo a sua maneira. ”
(Viola
Spolin)
Como fazer uma aula diferente? Como prender
a atenção dos alunos tempo suficiente para que haja aprendizado efetivo? Esses são dois dos
muitos desafios que o professor tem em sala de aula e uma das estratégias que o
professor pode lançar mão, são os jogos teatrais.
O teatro
na educação consiste em
trazer para a sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na
comunicação do conhecimento.
Como
instrumento da formação comportamental, o teatro é orientado para o ensino de
valores e de aspectos psicológicos. Ele pode ser usado para exemplificar opções
vocacionais, ensinar bases de boas maneiras e etiqueta, o modo de bem
relacionar-se com pessoas etc. O contato com a linguagem teatral ajuda crianças
e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a
noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o
improviso e a se interessar mais por textos e autores variados.
Abaixo algumas formas de aplicar os jogos na sala de aula:
Arranje um par
Materiais: Apito.
Jogadores em duplas dispostos em
círculo.
Desenvolvimento: Os alunos estão dispostos num grande círculo,
aos pares de mãos dadas. No centro do círculo estará um aluno solitário. Quando
o instrutor apitar uma vez, as duplas começam a caminhar ainda dispostas em
círculo em sentido horário. Mas, ao apitar duas vezes, deverão trocar de pares.
Assim, o aluno sozinho terá um par e sobrará um novo solitário, que ficará no
centro. Recomeçado o jogo.
Objetivo:
Aquecimento e atenção.
Lenço atrás
Materiais: Um lenço.
Os jogadores formam uma grande
roda e demarcam seu lugar com um círculo ou quadrado no chão.
Desenvolvimento:
Um dos alunos fica fora da roda. Esse aluno ficará com o lenço, e deverá
deixá-lo e sairá da roda correndo para apanhar o companheiro que jogou o lenço.
Se este alcançar o lugar deixado pelo vazio antes que o outro o pegue, tomará
esse lugar na roda e seu perseguidor vai então passar o lenço. Caso seja pego,
irá para o “choro” (no centro da roda), e de lá só poderá sair quando for
substituído por um outro colega que tenha sido pego.
Objetivo: Aquecimento, percepção e agilidade.
Objetivo: Aquecimento, percepção e agilidade.
Cesta de
frutas
Materiais: Papel e caneta
Os jogadores já formarão um círculo com o nome de uma fruta no papel.
Desenvolvimento: Logo que a do centro chamar por duas quaisquer, estas permutarão imediatamente procurando aquela ocupar um dos lugares vagos. Quando desejar a mudança de todas, gritará: “A cesta virou!”
Objetivo: Percepção, aquecimento.
Os jogadores já formarão um círculo com o nome de uma fruta no papel.
Desenvolvimento: Logo que a do centro chamar por duas quaisquer, estas permutarão imediatamente procurando aquela ocupar um dos lugares vagos. Quando desejar a mudança de todas, gritará: “A cesta virou!”
Objetivo: Percepção, aquecimento.
As
possibilidades do teatro como um instrumento pedagógico são muitas como podemos
ver. Esteja o aluno como espectador ou figurante, o teatro, como método, é um
poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo,
através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral.
Foi exatamente
o que vivenciamos na Oficina de Jogos Teatrais promovida pela professora Naira
Lopes e executada pelo professor Valdson Braga, em 01 de dezembro de 2016. Experimentamos
e compartilhamos diferentes sensações sobre nossa própria vida e de nossos
colegas de sala, compreendendo que muito da mudança que queremos para nossa
vida e sociedade começa a partir de cada um de nós.
Na construção
do conhecimento e, em qualquer que seja nossa profissão, não podemos esquecer
que antes de qualquer coisa, somos diferentes, somos únicos e por isso,
carregamos uma diversidade de pontos de vistas sobre um mesmo assunto. Como professores temos muito que ensinar,
mas muito mais a aprender na intenção de formar e transformar nossas crianças
em pessoas melhores para o mundo.
Quer conhecer
mais sobre o assunto? Alguns links onde você pode encontrar mais informações sobre o assunto.
Kalynne Rodrigues
0 comentários