Jogos Teatrais como recurso didático

23:36


“Através do brincar, as habilidades e estratégias necessárias para os jogos são desenvolvidas. Engenhosidade e inventividade enfrentam todas as crises que o jogo apresenta, pois, todos os participantes estão livres para atingir o objetivo do jogo a sua maneira. ”

(Viola Spolin) 





Como fazer uma aula diferente? Como prender a atenção dos alunos tempo suficiente para que haja aprendizado efetivo? Esses são dois dos muitos desafios que o professor tem em sala de aula e uma das estratégias que o professor pode lançar mão, são os jogos teatrais. 
O teatro na educação consiste em trazer para a sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento.
Como instrumento da formação comportamental, o teatro é orientado para o ensino de valores e de aspectos psicológicos. Ele pode ser usado para exemplificar opções vocacionais, ensinar bases de boas maneiras e etiqueta, o modo de bem relacionar-se com pessoas etc. O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados.
Abaixo algumas formas de aplicar os jogos na sala de aula: 

Arranje um par  
Materiais: Apito.
Jogadores em duplas dispostos em círculo.  
Desenvolvimento: Os alunos estão dispostos num grande círculo, aos pares de mãos dadas. No centro do círculo estará um aluno solitário. Quando o instrutor apitar uma vez, as duplas começam a caminhar ainda dispostas em círculo em sentido horário. Mas, ao apitar duas vezes, deverão trocar de pares. Assim, o aluno sozinho terá um par e sobrará um novo solitário, que ficará no centro. Recomeçado o jogo.
Objetivo: Aquecimento e atenção.

Lenço atrás
Materiais: Um lenço.
Os jogadores formam uma grande roda e demarcam seu lugar com um círculo ou quadrado no chão.  
Desenvolvimento: Um dos alunos fica fora da roda. Esse aluno ficará com o lenço, e deverá deixá-lo e sairá da roda correndo para apanhar o companheiro que jogou o lenço. Se este alcançar o lugar deixado pelo vazio antes que o outro o pegue, tomará esse lugar na roda e seu perseguidor vai então passar o lenço. Caso seja pego, irá para o “choro” (no centro da roda), e de lá só poderá sair quando for substituído por um outro colega que tenha sido pego.
Objetivo: Aquecimento, percepção e agilidade.
Cesta de frutas
Materiais: Papel e caneta
Os jogadores já formarão um círculo com o nome de uma fruta no papel.  
Desenvolvimento: Logo que a do centro chamar por duas quaisquer, estas permutarão imediatamente procurando aquela ocupar um dos lugares vagos. Quando desejar a mudança de todas, gritará: “A cesta virou!”
Objetivo: Percepção, aquecimento.


As possibilidades do teatro como um instrumento pedagógico são muitas como podemos ver. Esteja o aluno como espectador ou figurante, o teatro, como método, é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. 
Foi exatamente o que vivenciamos na Oficina de Jogos Teatrais promovida pela professora Naira Lopes e executada pelo professor Valdson Braga, em 01 de dezembro de 2016. Experimentamos e compartilhamos diferentes sensações sobre nossa própria vida e de nossos colegas de sala, compreendendo que muito da mudança que queremos para nossa vida e sociedade começa a partir de cada um de nós.
Na construção do conhecimento e, em qualquer que seja nossa profissão, não podemos esquecer que antes de qualquer coisa, somos diferentes, somos únicos e por isso, carregamos uma diversidade de pontos de vistas sobre um mesmo assunto. Como professores temos muito que ensinar, mas muito mais a aprender na intenção de formar e transformar nossas crianças em pessoas melhores para o mundo. 
Quer conhecer mais sobre o assunto? Alguns links onde você pode encontrar mais informações sobre o assunto. 
                                                                                                   
  


                                                                                                                    Kalynne Rodrigues
















You Might Also Like

0 comentários

Siga a gente no Pinterest

Nosso Mural Flickr

Turma Pedagogiando Oficina de Jogos Teatrais Cartas de Minha Vida Oficina e Contação de Histórias

Subscribe